quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Escola cidadã

   
O conceito de cidadão com direitos e deveres esteve e ainda está praticamente ausente na educação tradicional, que realçava exclusivamente os deveres (Figueiredo:2001), fruto de uma pedagogia "marcada pelo recurso a uma autoridade esmagadora onde o educando tinha para com o educador não só obediência e respeito, mas também,frequentemente, temor" (Cabanas:2002). 
Progressivamente, com a Revolução Francesa e o seu lema «Liberdade, Igualdade, Fraternidade», a escola foi sendo debilmente influenciada por pedagogias mais progressistas que atribuíam mais direitos à criança. Desejava-se, simplesmente, que ela fosse criança! A defesa da sua participação em várias tomadas de decisão na escola e "há política a partir do momento em que são tomadas decisões" (Barbier:1996) foi sendo vista cada vez mais como uma necessidade, visando assim o desenvolvimento ético e moral do aluno, a educação para a participação nas instituições e serviços cívicos, enfim, a construção de uma escola mais justa, mais pluralista e democrática a "Escola Cidadã"(Gadotti:2000). 


Quais são os grandes eixos que sustentam a escola cidadã?

A escola cidadã sabe que se nasce cidadão, mas um cidadão esclarecido, consciente, ativo e solidário forma-se. Por isso, a escola cidadã tem um projeto educativo filantropo, que combate as desigualdades escolares e sociais, que promove a participação da comunidade na construção do bem comum no interior da escola, na reconstrução do seu conhecimento e, acima de tudo, do seu projeto de vida. 
A escola cidadã oferece um currículo aberto à diversidade ou à sensibilidade para as diferenças dos alunos, para que todos aprendam quem são os outros. A Escola Cidadã acredita que a "diversidade dos alunos é uma fonte de enriquecimento mútuo, de intercâmbio de experiências, que permite conhecer outras maneiras de ser e de viver e que desenvolve atitudes de respeito e de tolerância" (Marchesi in Rodrigues:2001). 
Na Escola Cidadã transpira-se cidadania ? ou cidadanias ? Pois os alunos têm liberdade de escolha e de decisão, discutindo coletivamente a forma de melhorar a vida escolar, fomenta-se a defesa dos direitos humanos e a solução dos problemas ou conflitos sociais, promove-se a consciência dos direitos e deveres cívicos, potencia-se o raciocínio e a argumentação sobre justiça, liberdade, responsabilidade, solidariedade, respeito mútuo, tolerância, verdade, esforço, de modo a induzir o saber estar, ou seja, condutas socialmente responsáveis (através dos modelos de clarificação de valores; comunidade justa; educação do caráter). 
A escola cidadã é norteada por uma bússola que conduz os professores e a comunidade numa mesma direção ? O bem comum (Sergiovanni: 2004). 
A escola cidadã é acolhedora e encantadora, porque tem salas amplas, espaços lúdicos, ginásios, campo de jogos e zonas verdes que permitem dinamizar hortas e cuidar de animais. 
A escola cidadã é a minha ? E deveria ser a nossa ? Utopia.


*Este foi retirado da página da internet http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=171&doc=12629&mid=2







4 comentários:

  1. Seria muito interessante esta escola cidadã,mas conforme comentei em sala, a escola não esta só, pelo contrário há diversos fatores que interferem nesta, impossibitando-a de ter esse modelo que todos nós precisamos. Quais são os interesses dos órgãos competentes, com relação a qualidade da educação oferecida a estes,será que eles desejam cidadão reflexivos, ou aqueles fáceis de serem manipulados.Há muito que se refletir mesmo frente as várias ideologias de fatores politicos, e também os de ordem organizacioanal, e os mecanismo do Estado.Mas a escola sozinha não conseguirá realmente.Comprometimento e responsabilidade palavras chaves.
    Mariádne

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  2. Tudo isso seria muito bonito se so não estvesse só no discurso.Nesse sentido, configura-se importante esse debate, pois se avançamos pouco, significa que ainda estamos na superficialidade do problema. O que demanda ressignificar conceitos e construir outros, colocando a democracia na vivência de cada um e em cada canto da escola. A construção é contínua e histórica, permeada de contradições, direcionando a necessidade de constantes retomadas e novos questionamentos.

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  3. Eu vou falar um pouco sobre a escola que eu gostaria de estar e de um dia po em prática o que estou aprendendo na faculdade.Não é facil prever o futuro,saber o que iremos ser ou o que fazer mas pelo menos nosso desejo podemos almejar.Eu gostaria de um dia trabalhar em uma escola que permita que o prefessor desenvolva um trabalho conivente com a realidade dos alunos, uma escola onde a sociedade esteja em conjunto e faça parte de sua construção, para um andar pelo seu crescimento e o crescimento de todos,sem mais demagogias, e que mesmo não pondendo po em prática tudo aquilo que os teoricos colocam em seus livros, possam desenvolver um trabalho voltado a estimular o estudao, e desconstruir essa idéa de que estudar é a pior coisa do mundo.Estudar é de suma importância na vida das pessoas então seria bom não fosse visto como o vilão da historia das ciranças.Eu acho que quando houver interesse da parte dos alunos,muitas coisas mudarão, e isso não depende só da escola depende do conjunto: sociedade e escola.

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  4. A escola é um organismo vivo porque é formada por pessoas que interagem. A escola cidadã é uma organização em desenvolvimento permanente. Segundo Paulo Freire "É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconhecem inacabados."

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